Celósias

celosia
Share Button
Aprenda em 04 passos a ter sucesso no cultivo de Celósias
Tenha sucesso no cultivo

As celósias

As celósias são plantas que podem atingir de 15 cm a mais de 1 m de altura, dependendo da espécie e cultivar. Algumas cultivares têm folhas avermelhadas. Suas inflorescências possuem a forma de plumas, de espigas ou lembram um arranjo de cristas de galo bastante onduladas (resultando daí um de seus nomes populares, crista-de-galo), com cores vívidas, podendo ser vermelhas, laranjas, amarelas, brancas, ou de vários tons entre o rosa e o violeta. Quando cortadas e secadas de forma adequada, as inflorescências podem manter sua bonita coloração de algumas semanas a alguns meses. São plantas relativamente resistentes e são fáceis de cultivar em jardins. As cultivares de menor tamanho são as mais fáceis de cultivar em vasos ou jardineiras.
celosia show

PASSO 1.: Plantio

1.1. Escolha do vaso

A celósia pode ser planta em vasos ou jardineiras desde que estes possuam altura superior a 15 cm, pois se forem inferior, o desenvolvimento das plantas será prejudicado pela limitação radicular.

celosia jardineira

1.2. Sementes

A propagação é feita por sementes. O melhor é semear as sementes no local definitivo, pois as mudas são sensíveis ao transplante, mas também podem ser semeadas em pequenos vasos e outros recipientes, transplantando as mudas com bastante cuidado quando atingem de 5 a 8 cm de altura. Semeie a cerca de 0,5 cm de profundidade no solo. A germinação das sementes geralmente ocorre entre 1 e 3 semanas. O espaçamento pode variar de 15 a 50 cm entre as plantas, dependendo do tamanho da cultivar.
celosia sementes

1.3. Plantas adultas

As plantas adultas são comercializadas com flores e devem ser replantadas o quanto antes. As plantas comerciais estão plantadas em substratos (produtos inertes, leves, isentos de nutrientes e com baixa retenção de água), que para sobreviverem com saúde precisam de nutrientes e água em suas raízes.
celosia muda

PASSO 2.: Crescimento

2.1. Ambiente

São plantas de clima tropical, crescendo bem em temperaturas entre 20°C e 35°C. Em regiões com invernos frios, podem ser cultivadas nos meses mais quentes do ano. Pode ser cultivada com luz solar direta ou em sombra parcial com boa luminosidade. O ideal é manter o solo úmido sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado. Contudo, são relativamente resistentes a curtos períodos de seca. O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Estas plantas são bastante tolerantes quanto ao solo, mas o pH ideal para cultivo situa-se entre 6 e 7.
celosia ambiente

2.2. Solo

O solo ideal de cultivo deve possuir alguns fatores que auxiliem no crescimento do sistema radicular e foliar da planta para permitir uma boa produção de flores. É importante que haja matéria orgânica no solo de crescimento, pois possui boa capacidade de retenção de água. Esta matéria orgânica pode vir em um produto como Condicionador de Solo “Classe A”, húmus de minhoca, esterco animal (importante estar curtido, esterilizado e peneirado) ou adubo orgânico. Além disso, é importante ter uma boa fonte de cálcio (calcário ou casca de ovo moída), fósforo (superfosfato simples ou fosfato natural), potássio (cinzas de churrasqueira peneiradas). Fontes de tortas vegetais (algodão, mamona, girassol, etc.) também são bem vindas desde que se tenha atenção à quantidade, pois costumam serem muito fortes e queimar as plantas. As fontes de fósforo garantem um bom crescimento e enraizamento do sistema radicular.

celosia solo

2.3. Adubação

A celósia é uma planta que responde rápido quando nutrida de forma adequada. O uso de adubos orgânicos misturados ao solo de crescimento é benéfico ao sistema radicular e foliar. Para a cobertura pós-plantio, faça uma reposição nutricional utilizando um adubo mineral nas folhas. Assim a reposição nutricional do adubo propiciará o aumento da brotação de galhos e folhas garantindo uma maior produção de flores. É importante aplicar um adubo foliar com formulação completa, 1 vez a cada 15 dias, para suprir as deficiências nutricionais das plantas.

celosia adubação

PASSO 3.: Controle de pragas e doenças

As pragas e doenças geralmente surgem pela falha na nutrição ou irrigação adequadas. O pulgão e cochonilhas apresentam seu momento mais agressivo em épocas de escassez hídrica, principalmente no inverno e podem chegar até os vasos pelo vento. Outras pragas podem surgir, como, lesmas, caracóis e caramujos, devendo-se serem catadas manualmente. As lagartas são extremamente agressivas, devendo ser eliminadas rapidamente. Também é possível encontrar produtos orgânicos específicos para o controle de pragas, como lesmicidas, inseticidas e placas amarelas para atração de insetos voadores. Tanto as folhas com pragas quanto com doenças devem ser retiradas do vaso assim que forem identificadas e descartadas no lixo.

celosia praga

PASSO 4.: Florescimento

Em condições adequadas, as celósias florescem cerca de 60 a 90 dias após o plantio. São plantas plantas perenes, tratada como anuais, pois perdem a sua beleza com o tempo. As inflorescências da celósia podem ser cortadas e deixadas para secar em um local pouco iluminado, fresco e bem ventilado.

celosia flor
Fonte: Terral

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>